sexta-feira, 13 de março de 2009

Gaiolas de construçao caseira



Eis as minhas gaiolas de criação de construção caseira.
Para a construção utilizei uma frente de compra de 72cm, contraplacado revestido (não tenho a certeza se é este o nome - é daquele de que são feitos os móveis), um berbequim e uma rebarbadora.
Adquiri a madeira num carpinteiro (comprei logo uma filha completa deste tipo de contraplacado) que ma cortou logo das medidas que eu quis e que, neste caso foram, para cada gaiola: 1 placa de 72x33 (parte de trás), 2 placas de 74x42 (tampo e fundo) e 2 placas de 33x40 (lados da gaiola). Assim as medidas reais da gaiola são 72cm de frente, 33cm de altura e 39 cm de profundidade.


As frentes foram inserida em furos à conta de modo a não ser necessário a utilização de qualquer prego para as segurar e foram colocadas 1cm "dentro" da gaiola de forma a evitar que as aves roessem as quinas.
O fundo sobressai 2 cm para fora de forma a sustentar os fundos amovíveis que foram feitos em platex e têm por finalidade facilitar a limpeza das gaiolas (nesta imagem os fundos não estão colocados nas gaiolas mas é possível ver o espaço que lhes está destinado entre a frente e o fundo da gaiola.

Na colocação das frentes não foram utilizados pregos. As paredes laterais das gaiolas e os tampos foram furados à medida das frentes e estas foram encaixadas nesses furos, o que torna as gaiolas bastante atraentes do ponto de vista estético. Foi deixado um espaço entre a frente e o fundo da gaiola de forma a ser possível colocar fundos amovíveis para que a limpeza da gaiola seja mais fácil. Estes pormenores são visíveis nas imagens 1, 2 e 3.
No final, cada gaiola de 72x40x33 ficou por pouco mais de 20€ (incluindo comedouros e ninhos!).


2 comentários:

  1. Ai cara tbm tenho 11 anos, meu nome é Raffael!
    Tenhop 2 periquitos pequens, bebês!
    Quero comprar um casal ja velho so para reprodução!
    Me add no meu msn ai:
    raffael_ogato@hotmail.com se puder me da dicas!
    A tbm se nãu puder add manda informações sobre essas gaiolas aii ta ligado, pois minha mesada é um pouquinhaaaaaaa e gaiola de ferro é cara pra caramba!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom sua postagem sobre cuidados com os periquitos, parabéns !!!!!!!!
    Gostaria de saber onde e como encontrar essas frentes ( grade ) para construção dos viveiros? Se puder me responder meu e-mail é wcandido98@yahoo.com.br . Valeu pelas dicas e muito obrigado.

    ResponderExcluir